A REDE COMO INTERFACE
EDUCATIVO (I)
Vídeo 1: “AI and the future of education"
https://www.youtube.com/watch?v=aVWHp8FsV1w&t=3s
Com base na análise desenvolvida pela Equipa Capa (Recensão Crítica) e complementada com uma perspetiva pessoal, considera-se que o vídeo “AI and the Future of Education”, produzido pela Jisc explora como a Educação 4.0 e a Quarta Revolução Industrial estão a transformar os sistemas educativos, propondo uma abordagem inovadora que integra tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a realidade virtual. Esta perspetiva visa não apenas promover a modernização das práticas pedagógicas, mas também alinhá-las com os objetivos da atividade "A Rede como Interface Educativa", ao destacar o papel das tecnologias na criação de um ensino mais dinâmico, personalizado e adaptado às exigências da sociedade em rede.
A análise deste vídeo revela a urgência de reformular os paradigmas educacionais para acompanhar as transformações da Quarta Revolução Industrial. Embora o potencial das tecnologias avançadas seja evidente, os desafios relacionados à desigualdade digital e à adaptação pedagógica permanecem. A perspetiva otimista apresentada sublinha a importância de desenvolver modelos educativos que favoreçam a inclusão, a criatividade e a colaboração, promovendo uma educação verdadeiramente à exigência da sociedade em rede adaptada.
Vídeo 2: “The Limits of Learning — Kids in Crisis”
https://www.youtube.com/watch?v=8FKR35OidyU&ab_channel=DWDocumentary
A partir da avaliação crítica realizada pela Equipa Capa (recensão crítica) e enriquecida com uma reflexão pessoal, compreende-se que o documentário “The Limits of Learning - Kids in Crisis”, produzido pela DW Documentary, explora os impactos do isolamento social e do ensino remoto na saúde mental e no desempenho académico de crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19.
O documentário evidencia como o ensino remoto, embora essencial em tempos de crise, revelou fragilidades específicas no sistema educacional, particularmente no que diz respeito ao bem-estar dos estudantes. A reflexão sobre os impactos da pandemia reforça a necessidade de um modelo pedagógico mais sensível e adaptado às características da sociedade em rede, que contemple não apenas os recursos tecnológicos, mas também o suporte emocional e social que a escola representa.
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Vídeo 3: “The Limits of Learning — Kids in Crisis”
https://wcccww.youtube.com/watch?v=-d2VRgej_cY
Assente no trabalho crítico desenvolvido pela Equipa Capa e aprofundado através de uma reflexão pessoal, entende-se que o vídeo "AI and the future of education" analisa como a sociedade em rede e a IA desafiam os modelos educativos tradicionais, promovendo a personalização da aprendizagem e a inclusão digital, elementos fundamentais para responder às demandas do século XXI.
O vídeo apresenta uma visão otimista e transformadora sobre o papel da IA na educação, destacando o potencial desta tecnologia para personalizar a aprendizagem e democratizar o acesso ao conhecimento. No entanto, alerta também para os riscos da dependência tecnológica e as desigualdades digitais. A análise reforça a necessidade de políticas inclusivas e de um design pedagógico inovador, que integre a tecnologia de forma humanizada e centrada no aluno, em linha com os princípios da sociedade em rede.
Recensão Crítica PDF - Equipa Capa
Post 1 - Introdução
Post 3 - Conclusão
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