MPeL dezembro 2024, por Graça Silva
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são fundamentais para a democratização do conhecimento, ao garantir acesso gratuito e flexível a materiais educativos de qualidade (Wiley e Hilton, 2018). A seleção dos repositórios inframencionados, OER Commons, MERLOT e OpenLearn, destacam-se pela qualidade e diversidade dos recursos, promovendo práticas pedagógicas abertas, interativas e colaborativas, com grande impacto no Ensino a Distância (EaD). Deste modo, as escolhas apresentadas não só evidenciam o potencial dos REA em contextos internacionais, mas também oferecem uma base sólida para inspirar práticas educativas nacionais, promovendo o desenvolvimento de competências digitais, pedagógicas e colaborativas no século XXI.
OER Commons
Fundamentação
O OER Commons é amplamente referido na literatura como uma das principais plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REA) pela sua abrangência e acessibilidade. Segundo Wiley e Hilton (2018), repositórios como o OER Commons desempenham um papel essencial na democratização do acesso ao conhecimento, permitindo que os educadores adaptem os materiais às suas necessidades locais e pedagógicas. Além disso, a capacidade do OER Commons de agregar recursos de diferentes contextos e idiomas facilita a aprendizagem colaborativa e intercultural, alinhando-se com os princípios do movimento REA.
• Fornece materiais que podem ser facilmente integrados em plataformas de EaD.
• Disponibiliza recursos multimédia, como vídeos, apresentações e atividades interativas, alinhados com práticas pedagógicas inovadoras.
• Incentiva o uso de licenças abertas, como a Creative Commons, permitindo adaptações às necessidades específicas de contextos educacionais.
Relevância académica
• Wiley e Green (2012) realçam que repositórios deste tipo promovem a sustentabilidade na educação ao incentivar práticas abertas e a reutilização de materiais.
• O foco em licenças abertas, como Creative Commons, é reconhecido como um fator-chave na flexibilização da partilha de conteúdos e na promoção da equidade educacional.
MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching)
Fundamentação
De acordo com Conole e Alevizou (2010), o MERLOT é reconhecido por combinar a qualidade dos seus recursos com a colaboração entre utilizadores. O sistema de avaliação por pares, aplicado no MERLOT, é identificado como uma prática inovadora que contribui para a validação científica dos materiais disponíveis. Além disso, a integração de tecnologia educacional multimédia é apontada por Laurillard (2012) como um elemento crucial para apoiar a aprendizagem ativa e a construção de conhecimento no eLearning.
Contributo para o eLearning
• Integra ferramentas de suporte ao Design Instrucional (DI) e materiais adaptados ao ensino online.
• Foca-se em recursos multimédia, promovendo a diversidade de formatos que enriquecem a experiência de aprendizagem.
• O seu foco colaborativo permite que educadores contribuam, criem e partilhem práticas eficazes de ensino.
Relevância académica
• Laurillard (2012) argumenta que repositórios como o MERLOT são ferramentas fundamentais para fomentar pedagogias interativas e multimodais no ensino online.
• Estudos de Conole et al. (2008) reforçam que a seleção de materiais por especialistas garante uma maior fiabilidade e aplicabilidade dos recursos em contextos educacionais diversos.
OpenLearn (The Open University)
Fundamentação
A plataforma OpenLearn é frequentemente citada como uma referência no EaD e na produção de REA. Knox (2013) e dos Santos et al. (2019) destacam que a Open University tem um impacto significativo na popularização do acesso gratuito ao conhecimento, especialmente em contextos onde a educação formal é menos acessível. Além disso, a qualidade e a organização dos conteúdos disponíveis no OpenLearn são apontadas como exemplares, especialmente no âmbito de cursos destinados à autoaprendizagem.
Relevância académica
• Segundo dos Santos et al. (2019), plataformas como o OpenLearn não apenas oferecem materiais educativos, mas também influenciam a formação contínua de educadores, promovendo a integração de REA nas suas práticas pedagógicas.
• Knox (2013) sublinha o papel do OpenLearn na adaptação de modelos pedagógicos tradicionais ao ambiente digital, oferecendo exemplos práticos de inovação educativa.
Contributo para o eLearning
• Os cursos disponíveis são desenhados especificamente para o ambiente online, sendo uma fonte valiosa de inspiração para a criação de conteúdos e-learning.
• Inclui materiais que promovem competências digitais e pedagógicas, cruciais no contexto do ensino a distância.
• Facilita o acesso a conteúdos atualizados, sustentados por práticas pedagógicas baseadas em investigação.
Referências
• Conole, G., & Alevizou, P. (2010). A literature review of the use of Web 2.0 tools in higher education. Higher Education Academy.
https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2904620
• dos Santos, A. I., Punie, Y., & Castaño-Muñoz, J. (2019). Open Educational Resources in Europe: A literature review to inform the Horizon 2020 project. Sustainability.
https://doi.org/10.3390/su11184867
• Knox, J. (2013). Five critiques of the open educational resources movement. Teaching in Higher Education.
https://eric.ed.gov/?id=EJ1021469
https://doi.org/10.1080/13562517.2013.774354
• Laurillard, D. (2012). Teaching as a Design Science: Building pedagogical patterns for learning and technology. Routledge.
Teaching as a Design Science | Routledge7
• Wiley, D., & Hilton, J. (2018). Defining OER-enabled pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning.
Defining OER-enabled Pedagogy | IRRODL
Olá, Maria
ResponderEliminarSuas escolhas relacionam repertório de reconhecida excelência pela diversidade e qualidade do conteúdo disponibilizado, bem como a reputação das instituições responsáveis pela hospedagem.
Aprecio a divisão de repertório da OER COMMONS, que facilita muito a pesquisa, tendo em vista a separação dos assuntos e recursos por categoria.
As ferramentas de construção de conteúdos da Merlot, para mim são o ponto alto do repositório. Já a OpenLearn University é muito diferenciada no oferecimento de opções de cursos personalizados, que nunca havia visto no formato oferecido.
Excelentes sugestões.
Um abraço