sábado, 14 de dezembro de 2024

3 FONTES / REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA)


MPeL dezembro 2024, por Graça Silva




Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são fundamentais para a democratização do conhecimento, ao garantir acesso gratuito e flexível a materiais educativos de qualidade (Wiley e Hilton, 2018). A seleção dos repositórios inframencionados, OER CommonsMERLOT e OpenLearn, destacam-se pela qualidade e diversidade dos recursos, promovendo práticas pedagógicas abertas, interativas e colaborativas, com grande impacto no Ensino a Distância (EaD). Deste modo, as escolhas apresentadas não só evidenciam o potencial dos REA em contextos internacionais, mas também oferecem uma base sólida para inspirar práticas educativas nacionais,  promovendo o desenvolvimento de competências digitais, pedagógicas e colaborativas no século XXI.

OER Commons

 Fundamentação

O OER Commons é amplamente referido na literatura como uma das principais plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REA) pela sua abrangência e acessibilidade. Segundo Wiley e Hilton (2018), repositórios como o OER Commons desempenham um papel essencial na democratização do acesso ao conhecimento, permitindo que os educadores adaptem os materiais às suas necessidades locais e pedagógicas. Além disso, a capacidade do OER Commons de agregar recursos de diferentes contextos e idiomas facilita a aprendizagem colaborativa e intercultural, alinhando-se com os princípios do movimento REA.

 Contributo para o eLearning

Fornece materiais que podem ser facilmente integrados em plataformas de EaD.

Disponibiliza recursos multimédia, como vídeos, apresentações e atividades interativas, alinhados com práticas pedagógicas inovadoras.

Incentiva o uso de licenças abertas, como a Creative Commons, permitindo adaptações às necessidades específicas de contextos educacionais.

 Relevância académica

Wiley e Green (2012) realçam que repositórios deste tipo promovem a sustentabilidade na educação ao incentivar práticas abertas e a reutilização de materiais.

O foco em licenças abertas, como Creative Commons, é reconhecido como um fator-chave na flexibilização da partilha de conteúdos e na promoção da equidade educacional. 

https://oercommons.org/oer

 

 


 MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching)

Fundamentação
De acordo com Conole e Alevizou (2010), o MERLOT é reconhecido por combinar a qualidade dos seus recursos com a colaboração entre utilizadores. O sistema de avaliação por pares, aplicado no MERLOT, é identificado como uma prática inovadora que contribui para a validação científica dos materiais disponíveis. Além disso, a integração de tecnologia educacional multimédia é apontada por Laurillard (2012) como um elemento crucial para apoiar a aprendizagem ativa e a construção de conhecimento no eLearning.

Contributo para o eLearning

Integra ferramentas de suporte ao Design Instrucional (DI) e materiais adaptados ao ensino online.

Foca-se em recursos multimédia, promovendo a diversidade de formatos que enriquecem a experiência de aprendizagem.

O seu foco colaborativo permite que educadores contribuam, criem e partilhem práticas eficazes de ensino.

 Relevância académica

Laurillard (2012) argumenta que repositórios como o MERLOT são ferramentas fundamentais para fomentar pedagogias interativas e multimodais no ensino online.

Estudos de Conole et al. (2008) reforçam que a seleção de materiais por especialistas garante uma maior fiabilidade e aplicabilidade dos recursos em contextos educacionais diversos.  

https://oercommons.org/oer

  

 


 OpenLearn (The Open University)

Fundamentação
A plataforma OpenLearn é frequentemente citada como uma referência no EaD e na produção de REA. Knox (2013) e dos Santos et al. (2019) destacam que a Open University tem um impacto significativo na popularização do acesso gratuito ao conhecimento, especialmente em contextos onde a educação formal é menos acessível. Além disso, a qualidade e a organização dos conteúdos disponíveis no OpenLearn são apontadas como exemplares, especialmente no âmbito de cursos destinados à autoaprendizagem.

Relevância académica

 Segundo dos Santos et al. (2019), plataformas como o OpenLearn não apenas oferecem materiais educativos, mas também influenciam a formação contínua de educadores, promovendo a integração de REA nas suas práticas pedagógicas.

Knox (2013) sublinha o papel do OpenLearn na adaptação de modelos pedagógicos tradicionais ao ambiente digital, oferecendo exemplos práticos de inovação educativa.

Contributo para o eLearning

 Os cursos disponíveis são desenhados especificamente para o ambiente online, sendo uma fonte valiosa de inspiração para a criação de conteúdos e-learning.

 Inclui materiais que promovem competências digitais e pedagógicas, cruciais no contexto do ensino a distância.

 Facilita o acesso a conteúdos atualizados, sustentados por práticas pedagógicas baseadas em investigação.

 Conclusão

 A seleção de fontes baseou-se em critérios de relevância, acessibilidade e impacto pedagógico, sustentados por investigações académicas sobre o papel dos REA na educação. Estes repositórios destacam-se não apenas pela qualidade dos recursos disponibilizados, mas também pela forma como apoiam as práticas educacionais abertas e contribuem para a inclusão e equidade no ensino. Assim, tornam-se ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento de competências no contexto do eLearning e para a consolidação de práticas pedagógicas inovadoras, permitindo que professores e alunos ao redor do mundo compartilhem e aproveitem materiais educacionais abertos.

 Referências

  Conole, G., & Alevizou, P. (2010). A literature review of the use of Web 2.0 tools in higher education. Higher Education Academy.

https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2904620

 dos Santos, A. I., Punie, Y., & Castaño-Muñoz, J. (2019). Open Educational Resources in Europe: A literature review to inform the Horizon 2020 project. Sustainability.

https://doi.org/10.3390/su11184867

 Knox, J. (2013). Five critiques of the open educational resources movement. Teaching in Higher Education.

https://eric.ed.gov/?id=EJ1021469

https://doi.org/10.1080/13562517.2013.774354

 Laurillard, D. (2012). Teaching as a Design Science: Building pedagogical patterns for learning and technology. Routledge.

Teaching as a Design Science | Routledge7

 Wiley, D., & Hilton, J. (2018). Defining OER-enabled pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning.

Defining OER-enabled Pedagogy | IRRODL


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1 comentário:

  1. Olá, Maria

    Suas escolhas relacionam repertório de reconhecida excelência pela diversidade e qualidade do conteúdo disponibilizado, bem como a reputação das instituições responsáveis pela hospedagem.
    Aprecio a divisão de repertório da OER COMMONS, que facilita muito a pesquisa, tendo em vista a separação dos assuntos e recursos por categoria.
    As ferramentas de construção de conteúdos da Merlot, para mim são o ponto alto do repositório. Já a OpenLearn University é muito diferenciada no oferecimento de opções de cursos personalizados, que nunca havia visto no formato oferecido.

    Excelentes sugestões.
    Um abraço

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